sábado, 15 de outubro de 2011
Mensagem Ser professor é...

que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
Feliz dia dos professores!!
AUTOCRÍTICA
INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS AO PROJETO DIDÁTICO
Cursista: Maria Edilene Silva da Silva
Vivemos hoje, na era da imagem e do som e uma nova postura na forma de ensinar precisa ser revista pela escola que esta preocupada em formar pessoas ativas, seres humanos hábeis para construir seus próprios conhecimentos, utilizando a linguagem audiovisual de forma critica.
Como educadora já desenvolvi alguns trabalhos com ajuda das mídias em busca de melhorar o meu fazer pedagógico, tornando as aulas mais atrativas para os alunos.
Todavia de todas as experiências relacionadas à mídia, e com o resultado alcançado satisfatório, quero destacar o projeto “Conhecendo nossa Cidade”.
Quando fiz Especialização em Tecnologia Educacional, a conclusão do curso era a produção de um CD-ROM. E meu projeto foi sobre minha cidade “Manacapuru- A Princesinha do Solimões”. O CD-ROM foi composto com 175 telas no programa Director MX, sobre a cidade de Manacapuru com Menu, textos, fotografias, saiba mais, links e etc.
O projeto foi desenvolvido com os alunos no ambiente de mídia, os pontos positivos foram à aceitação pelos alunos que chamava muita a atenção, já que poderiam aprender sobre nossa cidade utilizando o CD-ROM para as leituras, pois, os livros didáticos sobre o município são raros e desatualizados.
O ponto negativo era que as máquinas já tinham alguns anos e precisava juntar as crianças para desenvolver as atividades, já que só restavam cinco computadores funcionando.
Diante dessas dificuldades encontradas, procuramos a o gestor da escola, mas infelizmente o problema não foi resolvido por falta de recursos financeiros, deixando assim o projeto sem alcançar todos os objetivos desejados.
Mas, como todo professor e projeto precisar ter o plano B, para não deixar o projeto de lado, fiz a impressão de algumas telas e assim continuamos o desenvolvimento do mesmo.
Trabalhar com projeto principalmente quando usamos as TICs, é uma maneira de facilitar as atividades, a participação dos alunos no seu processo de produzir, trocar informações e construir conhecimentos de forma satisfatória.
Todavia, precisamos incentivar e valorizar o uso das mídias nas escolas seja no ambientes de mídias, como TV Escola, Sala de informática conectada a Internet ou até mesmo nas mídias mais simples existentes na escola.
Assinar:
Postagens (Atom)